Portugal, terra de História, histórias, saberes e sabores. Situado na zona oeste da Península Ibérica, é decorado pelo litoral Atlântico e por mais de 600 praias marítimas e fluviais. Neste artigo, viaje por praias que celebram o melhor do enoturismo português. 

 

Região de Vinhos Verdes 

É entre o Douro e o Minho que se estende a região vitivinícola de Vinhos Verdes, a maior região demarcada portuguesa e uma das maiores da Europa. Casa de brancos, espumantes e aguardentes, oferece-nos castas como Alvarinho e Espadeiro. E é por entre brindes que podemos também conhecer a “Rota das Praias de Vinhos Verdes”, com o primeiro destino do nosso roteiro: a Praia de Moledo.

Fonte: MEO Beach Cam 

Certificada com o prémio “Cinco Estrelas Regiões” em 2019, é incontornável para os amantes de desportos náuticos, como kitesurf ou windsurf. Porém, quem prefere ficar a observar, podemos desfrutar da beleza da paisagem, pintada pelo Forte da Ínsua. Ao seu redor, conseguimos também visitar as vilas ribeirinhas de Caminha, com vista para a foz do rio Minho, e conhecer monumentos como a Torre do Relógio, as Muralhas e a Casa dos Pitas. 

 

Região de Lisboa 

Já em Lisboa, capital do fado e casa do Vinho Regional da Estremadura, podemos desfrutar da vista mar em 9 regiões D.O.P. Hoje, paramos na Praia das Maçãs, em Sintra, a harmonizar com os Vinhos de Colares. Segundo lendas urbanas, o nome desta praia tem origem nas maçãs que chegavam ao areal, vindas pela Ribeira de Colares que desaguava na praia. Palco das mais variadas atividades, desde concertos a campeonatos de surf, está a poucos minutos da romântica vila de Sintra, Património Mundial da UNESCO. 

Fonte: Portugal Travel Guide

 

Península de Setúbal 

A sul, seguimos pela Península de Setúbal em direção à Serra da Arrábida, onde nos encontramos com a Praia do Portinho da Arrábida, também conhecida por Praia do Creiro. Entre a serra e o mar, esta praia setubalense é uma das seis que podemos visitar, com a particularidade de conhecer a Pedra da Anicha, que torna este destino ainda mais irresistível. Para o final de dia, somos convidados a provar os Queijos de Azeitão, acompanhados pelo Moscatel de Setúbal, ou, para os paladares mais doces, as tortas e os biscoitos “esses”. 

Fonte: Unsplash 

 

Alentejo 

A costa alentejana é inspirada por praias ímpares, mas hoje sugerimos a visita a uma praia fluvial. A Praia Fluvial Tapada Grande, em Mértola, foi consagrada a “Melhor Praia Fluvial da Europa” em 2019 pela World Travel Awards, recebendo os seus visitantes com equipamentos para atividades náuticas, restaurante, esplanada, mesas de piquenique e muito entusiasmo. 

Fonte: NCultura

 

Algarve 

O nosso roteiro termina no imponente Algarve, região vitivinícola reconhecida pelos seus vinhos licorosos. A acompanhar o clima quente, escolhemos voltar à Praia da Falésia, em Albufeira, que ocupa o 12.º lugar na lista das 25 melhores praias do Mundo dos "Travellers’ Choice Best of Best 2022" do TripAdvisor. Protegida pelas arribas e enfeitada pelo mar, é ao longo de 6km de areal que conseguimos explorar diferentes espécies de vegetação. O princípio do nome (fall = cair) faz jus ao destino: quando lá chegamos, “caímos” de amores pela beleza da paisagem. 

Fonte: Dicas de Lisboa

E porque o verão está a chegar, dê as boas-vindas à nova estação ao lado de paisagens inesquecíveis. Deixe-nos criar umas férias à sua medida, numa combinação perfeita entre sol, mar e os melhores vinhos nacionais. 

Form Success
Obrigado

Esteja atento à sua caixa de email.