Contemplar um céu estrelado enquanto fazemos um passeio de barco pelo rio Douro, confecionar e provar pratos de autor que celebram a cozinha tradicional portuguesa ou mergulhar numa experiência de relaxamento multissensorial, são estas algumas das propostas que temos para si.

Convidamo-lo a apurar os sentidos e a viajar connosco por cinco das melhores Regiões Vitivinícolas de Portugal. Cada região traz-nos uma experiência sensorial única e uma história que merece ser vivida na companhia certa. Ponto de partida: o nosso Douro!

Visão: contemplar um céu estrelado no rio Douro

Contemplar um céu violeta coberto de estrelas é, por si só, uma experiência inspiradora. Mas quando a esse céu estrelado se acrescentam as luzes das quintas durienses e das casas nas margens do Douro, ficamos hipnotizados pela paisagem. É a bordo do emblemático Friendship I, entre o Pinhão e a Quinta da Romaneira, que nos permitimos desfrutar desta experiência. Depois de embarcarmos, chega-nos à mão o welcome drink que ditará o brinde ao anoitecer. Com a possibilidade de desfrutarmos de um jantar romântico pelo Vale do Douro, somos embalados por um cenário idílico, tendo as imponentes encostas como pano de fundo. Uma espaçosa e carismática cabine vintage promete dar-nos um sono revigorante, mas não sem que antes contemplemos um céu pintado com as luzes das estrelas e um rio que reflete as luzes da cidade. Deixe-se inspirar, aqui


Audição: escutar a natureza nas planícies do Alentejo

Chegámos a um lugar onde a tranquilidade e a natureza habitam em perfeita harmonia. Aqui, na Herdade do Sobroso, nas margens do Rio Guadiana, somos convidados a fazer uma pausa por entre 1600 hectares, acompanhados pelo cantar de aves como o maçarico ou o abelharuco. Rodeados de sobreiros, por aqui inspiram-nos os aromas quentes da região e os aromas exóticos provenientes de África. Sentamo-nos ao pôr-do-sol a escutar a calmaria que abraça a herdade, enfeitada pelas vinhas do Alentejo e, de imediato, sentimos o corpo e a mente a relaxar. Uma experiência memorável de tranquilidade e bem-estar para desfrutar aqui.

Paladar: Saborear a cozinha tradicional portuguesa no Norte de Portugal

Estamos em Távora-Varosa, na fronteira com o Douro e Dão, de visita à charmosa Casa dos Viscondes da Várzea. Aqui, temos encontro marcado com a Viscondessa Maria Manuel Cyrne, que nos ensina a confecionar pratos com produtos da época e com origens nos antepassados. De entre as requintadas e saborosas especialidades, há uma iguaria que ganha um lugar de destaque: o bacalhau! Mas além do Bacalhau à “Viscondessa” ou da Açorda de Bacalhau com Couve Troncha, há espaço para a Perdiz estufada à Moda Antiga e para o Tornedó de Porco Preto enrolado com Bacon. Sem esquecer, é claro, o afamado Cabritinho Serrano com Arroz de Forno e Batata assada. Para acompanhar, temos o inigualável vinho branco e tinto DOC “Casa dos Viscondes da Várzea”. Desfrute de uma experiência inesquecível para o paladar, aqui

Tato: relaxar com o poder de uma água termal secular, Trás-os-Montes

Chegámos a palácio escondido na floresta! No Norte de Portugal, onde se descobrem vinhos complexos, espera-nos uma experiência relaxante protagonizada por uma das mais ricas águas alcalinas do mundo, a água de Vidago. No SPA Termal do Vidago Palace Hotel, somos convidados a mergulhar num duche de água mineral e a desfrutar de duas massagens únicas, uma de relaxamento e outra combinada com pedras quentes. Este espaço minimalista, de linhas diretas e mármore branco, projetado pelo famoso arquiteto internacional Álvaro Siza Vieira, respira tranquilidade e bem-estar a cada recanto. E porque Vinho e SPA combinam na perfeição, a Quinta do Arcossó recebe-nos com uma prova de vinhos onde perduram os aromas intensos. Deixe-se surpreender por esta experiência

Olfato: Celebrar os aromas dos vinhos do Dão

Elegância e complexidade, duas palavras que definem os vinhos do Dão. Na Adega Caminhos Cruzados cada garrafa tem uma história por contar. O Dão reinventa-se em vinhos feitos a partir de uvas de produção própria e de produtores selecionados, reconhecidos pela sua qualidade e excelência de castas. Aqui, onde a tradição se alia à modernidade, traçam-se novos caminhos que levam a lugares incríveis. Por entre aromas frescos e frutados, passando pelos florais e discretos, também nestes vinhos se destacam os aromas que só a passagem do tempo pode oferecer. Uma ode ao olfato para desfrutar.

Agora que viajámos por 5 experiências imperdíveis de Norte a Sul de Portugal, convidamo-lo a conhecer programas onde um bom copo de vinho está sempre bem acompanhado, seja por uma partida de golfe, um momento na natureza ou um city-break. Descubra todos os programas de enoturismo WINEnROUTE, e escolha o seu favorito. Esperamos recebê-lo em breve!

Form Success
Obrigado

Esteja atento à sua caixa de email.