O Alentejo é uma região portuguesa onde a produção de vinho remonta a tempos imemoriais. A gastronomia local é um dos seus maiores porta-estandarte e a sua aptidão turística tem crescido enormemente nas últimas décadas. 

Foi recentemente eleita, pelo jornal americano USA TODAY, como uma das melhores regiões vitivinícolas para se visitar. 

Na realidade, a sua oferta enoturística é hoje bastante diversificada e extremamente profissional. 

Existem inúmeras adegas situadas em diferentes áreas da região, algumas disponibilizam visitas e provas, outras acrescentam a restauração à sua oferta, e outras acrescentam ainda a possibilidade de alojamento e realização de outras atividades turísticas complementares.

É precisamente destas últimas que iremos falar neste artigo, nomeadamente, de Torre de Palma, L’And Vineyards, Herdade do Sobroso e Herdade da Malhadinha Nova.

 

O TORRE DE PALMA WINE HOTEL situa-se no Alto Alentejo, mais propriamente em Monforte.

Projeto familiar, cuidadosamente pensado e recuperado pela família Rebelo ao longo de uma década, Torre de Palma é hoje uma referência no enoturismo do Alentejo e de Portugal.

O bom gosto, associado a uma sofisticação de base simplista, fazem de Torre de Palma um hotel verdadeiramente acolhedor e apetecível.  

Os seus primórdios remontam ao ano de 1338, tendo o hotel sido inspirado nas tradições alentejanas e no modo de vida da distinta família Basilii, antigos habitantes das vizinhas ruínas romanas. 

No restaurante Palma, poderá descobrir a essência da cozinha alentejana elevada a um novo patamar pelo Chef Miguel Laffan. A autenticidade deste interior alentejano, rodeado de vestígios históricos e belezas naturais únicas, e a generosidade das gentes que nele habitam, serviram de inspiração ao chef recém-chegado para criar um conceito de cozinha atual alentejana. 
 

 

Com uma estrela Michelin no currículo, Miguel Laffan propõe aqui uma experiência familiar, de partilha e de bem-estar, aproveitando o melhor que a terra dá e associando tudo isso aos distintos vinhos da Herdade de Torre de Palma.

Mas Torre de Palma é muito mais do que um hotel e um restaurante. Torre de Palma é um mundo de experiências autênticas por descobrir. 

Programas de equitação, viagens em balão de ar quente, momentos de relaxamento num simpático Spa, passeios de charrete, visita às ruínas romanas e toda uma panóplia de programas na vinha e na adega são possíveis neste Wine Hotel Alentejano

Um programa a dois, em família ou com amigos, irá ficar certamente gravado na memória de todos quantos se permitirem vivenciar esta experiência de puro prazer!

Ainda no Alto Alentejo, mais precisamente em Montemor-o-Novo, fica o L’AND VINEYARDS, um hotel que possui atualmente 30 Suites e Villas concebidas de forma a criar um retiro perfeito.

Este wine hotel combina arquitetura moderna num ambiente de luxo sóbrio, com uma imersão na natureza e na tranquilidade.
 

No resort L'And Vineyards poderá fazer uma viagem gastronómica no restaurante L’And, renovar-se no Spa de Vinoterapia, passear pelas vinhas que serpenteiam por entre as instalações do hotel ou dormir sob as estrelas, numa das suas Sky Suites.

Mais do que um hotel, o L'And Vineyards é um retiro exclusivo, situado no coração do Alentejo, numa paisagem única com interiores de Márcio Kogan e obras de arte de Michael Biberstein. 

O seu Spa de Vinoterapia proporciona uma experiência única de serenidade e satisfação. Com rituais exclusivos, massagens e tratamentos de beleza baseados em ingredientes extraídos da uva e produtos naturais. 
 

O L'And Vineyards proporciona ainda toda uma série de experiências e atividades personalizadas. Se aprecia vinho, poderá visitar as vinhas locais, participar em cursos realizados na adega do resort, participar em provas de vinhos regionais e locais, ou aprender os fundamentos da produção de vinho biodinâmica. 

Se prefere experienciar as planícies e o céu do Alentejo, poderá desfrutar de uma viagem em balão de ar quente. Em alternativa, poderá apreciar uma visita aos locais culturais mais interessantes de Évora ou de outras cidades do Alentejo, sob a orientação de um historiador.

Se, por outro lado, preferir um passeio a cavalo, uma caminhada num eco trail, uma experiência de yoga ou uma aula de pilates, saiba que também isso é possível de ser realizado no L’And Vineyards.

Já no Baixo Alentejo, muito próximo da Vidigueira, situa-se a HERDADE DO SOBROSO WINE & COUNTRY HOUSE.

Nas margens do rio Guadiana e junto do maior lago artificial da europa, o Alqueva, estendem-se os seus 1600 hectares de terra, divididos por vinha, sobreiros e mato onde habitam diferentes espécies animais, tais como javalis, muflões, gamos e veados.  
 

A Herdade do Sobroso é também muito conhecida pelo seu restaurante. A ementa é variada e rica em produtos da terra. Difícil será a escolha entre os mil e um pratos que desde há vários anos arrecadam prémios em prestigiados concursos de gastronomia.

A cozinha ainda hoje se encontra entregue à D. Josefa, que lidera uma equipa mestre na confeção dos famosos ensopados de borrego, sopa de beldroegas, açorda de cação com ovo escalfado, cachaço de porco preto em vinho tinto e mel e tantas outras iguarias.

Mas não só de cozinha vive a Herdade do Sobroso. Falamos de um paraíso de sossego e bem-estar, onde a proximidade ao grande Alqueva convida sempre a um agradável passeio de barco. 

Outra experiência imperdível na Herdade do Sobroso é o seu safari fotográfico na Serra do Mendro, que ocupa parte da herdade. O Safari poderá ser feito em diferentes horas do dia, mas o mais aconselhável será fazê-lo ao amanhecer ou ao entardecer. 
 

Ao final da tarde beneficiarão sempre do pôr do sol, mas é de manhã cedo que os animais se deixam ver com mais facilidade. Estão cansados, pois passaram a noite atrás das suas presas, não estando tão expeditos para se esconderem com rapidez.

As provas de vinho na renovada adega são sempre um complemento obrigatório no Sobroso, sem esquecer os passeios de caiaque na praia fluvial da herdade ou, simplesmente, um dolce far niente na sua piscina com vista para as vinhas. 

Também no Baixo Alentejo, mas já na zona de Beja, situa-se a HERDADE DA MALHADINHA NOVA.

Pioneiros em enoturismo de classe superior, a família Soares faz jus à arte de bem receber, proporcionando aos hóspedes da Malhadinha uma experiência global absolutamente inesquecível.
 

Enquadrada numa paisagem de suster a respiração, a Herdade da Malhadinha permite viver em privacidade, harmonia e segurança. Com diferentes tipos de alojamentos, todos eles com imensa personalidade, a exclusividade e o luxo são as traves-mestras que interligam os diferentes espaços.

O restaurante da herdade nasce da consultoria do conceituado chef Joachim Koerper (estrela Michelin), dono do restaurante Eleven, em Lisboa, a que se acrescenta a mão versátil dos chefes residentes que concentram em si o receituário tradicional alentejano.

A criação de Cavalos Puro-Sangue Lusitano teve início em 2008. A par do vinho e da produção agrícola, esta atividade consubstancia também o sonho da família Soares.

Falar em Malhadinha Nova é, obviamente, falar de vinhos de grande qualidade. A imagem foi recentemente renovada, respeitando o registo cool que desde há muito acompanha a marca e faz toda a diferença num mercado saturado do toujours la même chose!
 

Por fim, se é que existe um por fim quando nos referimos à Herdade da Malhadinha Nova, falar desta herdade é falar de um sem número de experiências possíveis de realizar.

Atividades na vinha e na adega, workshops de cozinha, programas equestres, programas de bem-estar, natureza, cultura, e tudo o mais que possam imaginar está à disposição dos hóspedes da herdade. Não faltam os rides de jipe, moto 4, passeios de balão, em BTT, carro UTV e, naturalmente, passeios a pé. As caminhadas pela herdade são absolutamente imperdíveis. 

Na realidade, na Malhadinha é quase impossível não existir uma experiência que lhe encha as medidas, porque ali, a vida e o prazer acontecem!


Olga Cardoso 

Form Success
Obrigado

Esteja atento à sua caixa de email.