É na região vitivinícola do Tejo que nascem brancos frutados de aromas tropicais e tintos jovens com taninos suaves. Terra de mosteiros, cidades, vilas e quintas, com um rio a partilhar o nome, está repleta de recantos – e encantos – por conhecer.  

Pintado pelas sub-regiões de Tomar, Santarém, Chamusca, Cartaxo, Almeirim e Coruche, é também habitat do cavalo Puro Sangue Lusitano.  Descubra connosco esta região, palco de tradições tipicamente portuguesas e que pertence à Rota dos Templários. 

1. Castelo Templário e Convento dos Cavaleiros de Cristo, Tomar 

Património da Humanidade desde 1983, o Castelo e o Convento de Cristo de Tomar foram construídos sobre um lugar de culto romano, guardando séculos de História. 

De D. Afonso Henriques à atualidade, muitas são as histórias que estes monumentos têm por contar.  Começamos em 1160, quando, segundo a lenda, o primeiro rei português doou a zona aos cavaleiros do Tempo de Jerusalém, tendo sido eles a escolher o nome da terra entre os rios Tejo e Mondego: Tomar (Tamará, doces águas). 

Para conhecer, de perto, a magia deste local, fazemos-lhe uma sugestão. Desça à cidade pela Mata dos Sete Montes e passe pela Praça da República ao som dos sinos da Igreja de São João Batista. Sinta o passar das águas do rio Nabão e apanhe sol no verdejante Parque do Mouchão. Cruze a Ponte Velha com as paisagens espelhadas da cidade e termine com destino ao Castelo.  

2. Castelo de Almourol, Santarém 

Ainda no contexto histórico, recomendamos que visite o enigmático Castelo de Almourol, símbolo da Reconquista Cristã.  

É no centro de uma ilhota no rio Tejo que podemos encontrar este castelo, marco da reconquista do império português durante a Idade Média, na altura, sob o nome de Almorolan. A par dos castelos de Tomar, Zêzere e Cardiga, formava a linha defensiva do Tejo. No século XIX, foi restaurado no estilo Romântico. 

3. Museu Rural e do Vinho, Cartaxo 

Se prefere viajar no tempo e pela gastronomia, apresentamos o Museu Rural e do Vinho do Cartaxo. Aqui, somos convidados a conhecer e experienciar as tradições do mundo rural, da cultura da vinha e da produção do vinho.  

Através de espaços temáticos, podemos explorar, ao detalhe, como eram fabricados o pão e o azeite, produzido o vinho e feita a vindima. A cultura tauromáquica é também um dos temas deste museu. Por fim, terminamos a visita com um brinde numa taberna tradicional.  

4. Praça de Touros, Almeirim 

Desde sempre aliado às tradições taurinas, Almeirim mantém a sua praça de touros desde 1938, palco de várias corridas e espetáculos para o público aficionado. 

Se quiser acompanhar a sua visita ao Tejo com um concerto, feira ou tourada, a Arena D’Almeirim tem o que procura! 

5. Monumentos Megalíticos, Coruche 

É no concelho banhado pelo rio Sorraia que terminamos o nosso roteiro pelo Tejo, nomeadamente para visitar os 12 monumentos megalíticos de Coruche, presentes desde há 3 mil anos antes de Cristo. Entre antas, antelas e cistas, termine a sua viagem pela natureza à descoberta das pegadas do passado. 

Entre História, cultura e enogastromia, reunimos 5 destinos para começar a sua viagem pelas tradições ribatejanas. Deixe-se inspirar pela região vitivinícola do Tejo com a WINEnROUTE! 

Form Success
Obrigado

Esteja atento à sua caixa de email.